Jantar da tia Keti

Criar o Armazém S.A. foi uma ótima idéia. Tenho conhecido diversas pessoas bacanas, ido a lugares que antes nem saberia que existiam, além de poder  compartilhar as minhas idéias sobre comida.

Uma das últimas experiências que o Armazém S.A. me proporcionou foi um convite para um jantar grego. O Victor, que trabalha comigo e todo mundo chama de Grego, tem pais gregos e me disse que sua mãe faria um jantar para que eu pudesse postar aqui. Feito!

Chegando à casa da Tia Keti (é assim como todos chamam a mãe do Grego) depois das apresentações e cumprimentos, fiquei batendo um papo com o Grego perto da mesinha dos aperitivos. Tinha vários tipos de pães e patês. Ele me disse que os patês eram todos normais, exceto por um branquinho, de taramas.

A tia Keti apareceu e a primeira frase que ela me disse foi: “Mas isso você não vai conseguir fazer não!”. E era verdade. Taramas são ovas de peixe, geralmente de bacalhau, que não se acha aqui em São Paulo. A tia Keti trouxe os dela da Grécia e me mostrou que tinha mais no freezer.

Que delícia. Muito melhor do que todos os outros tipos de caviar que já provei, o pate de taramas é feito com azeite, limão e outros ingredientes que não me recordo (não me preocupei em memorizar, já que não conseguiria fazer). Tem o sabor leve, super fresco, e deixa na boca um gostinho muito bom de ovas de peixe e limão.

De entrada, uma bela salada, com tomate, cebola, pepinos, azeitonas pretas, azeite grego e queijo feta.

Salada Grega

Os pratos principais estavam uma delícia e a mesa estava assim:

Pratos principais

Do lado esquerdo, dolmadakia, acima, kritharáki me arni, do lado direito, spanakopita e, abaixo, moussaká. Entre a dolmadakia e o kritharáki, tsatsiki.

Não entendeu? Literalmente, estou falando grego! Ok, a tradução:

Dolmadakia: charutos de folha de uva recheados com arroz e carne, que a tia Keti falou para comer com colheradas de tsatsiki por cima. As palavras da tia Keti são uma ordem!

Tsatsiki: coalhada. Feita pela tia Keti, regada com um bom azeite grego, das melhores que eu já comi!

Kritharáki me Arni: kritharáki é aquele macarrãozinho em formato de arroz e a tia Keti preparou com arni, carne de carneiro, e molho de tomate. Ficou muito, muito bom!

Spanakopita: torta de espinafre, que estava uma delícia e eu comi de entrada, com a salada.

Moussaká: beringela, carne moída, molho béchamel. A melhor moussaká que  já comi!

Moussaká

De sobremesa, baklavá e um mousse de manga – esse, brasileiro.

Baklavá

O baklavá é uma massa folhada recheada com nozes e humidecida com um xarope docinho. Os da tia Keti estavam perfeitos, também dos melhores que já comi!

Esse jantar maravilhoso foi acompanhado de muitos amigos e diversas risadas. Perfeito! E pra falar a verdade, a primeira frase que a tia Keti me falou vale para todos os pratos do jantar. Eu não vou conseguir fazer nenhum dos pratos dela. Simplesmente porque são pratos feitos com carinho, com amor de mãe, e esses são difíceis de bater!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

6 Respostas to “Jantar da tia Keti”

  1. eduluz Says:

    Belo jantar!
    Da próxima vez, estou a disposição !! rsrs
    Tomaram vinho branco grego??
    Abs

  2. Maria Alice Says:

    Para mim não é novidade. Como sempre ela foi 10, não só é boa na culinária, como também ótima anfitriã.
    E com ese testemunho, espero não ser esquecida para o próximo jantar hahahah…………….

  3. Adriana Says:

    A tia ketty é a melhor!
    Bjs
    Adri

  4. aspasia Says:

    Parabéns Keti!
    Sorte nossa que podemos sempre curtir suas especialidades!!!
    bjs

  5. Armazém S.A. Says:

    Não tomamos vinho Edu, alguma indicação para o próximo jantar? Acho que eu, você, a Maria Alice, a Adriana a ‘aspasia’ e todo mundo vamos esperar para mais um jantar da tia Keti, simplesmente maravilhosa!

  6. Tonico Says:

    Eu estava na ocasião.

    Tudo foi muito bom, a comida estava uma delícia e a Tia Keti é uma figura! Tudo que é grego, é melhor! Me lembrei na hora do filme “Casamento Grego”.

    Bom, voltando à comida, principalmente o cordeiro estava desmanchando na boca. Não esquecerei dele…

Deixe um comentário

