Charcuterie

Este é, hoje,  o meu livro favorito do meu autor favorito, o Michael Ruhlman. Escrito com Brian Polcyn, mostra que fazer embutidos e outros tipos de comida preservada em casa não é um mistério ou apenas para restaurantes e grandes indústrias.

Charcuterie

Assim que o comprei, tentei lê-lo todo, mas comecei a achar que não tinha os equipamentos ou os ingredientes necessários para a maioria de suas receitas, e parei de ler faltando alguns capítulos. 

Aí li A Alma de um Chef, também do Ruhlman – e que cita o Polcyn – e o Charcuterie começou a fazer mais sentido. Li o livro de novo, desta vez inteiro.

Dividido em capítulos como ‘Receitas de comida curada em sal’, ‘Receitas de comida defumada’, ‘Linguiças’ e ‘Patês e Terrinas’, eles dão uma visão geral sobre a técnica, falam sobre os principais ingredientes utilizados, sobre os cuidados que devem ser tomados ao curar qualquer tipo de comida por um longo período de tempo e, no final, apresentam diversas receitas. 

Soppressata

Fiquei apaixonado por cada uma delas e mal pude esperar para começar a fazê-las, sendo as primeiras bacon fresco, presunto de pato, que ele chama de duck prosciutto e foi tema de seu último post,  alguma linguiça ou algum tipo de confit. Por isso, fui fazer algumas compras no Mercadão algumas semanas atrás. Alguns capítulos, imaginei, teria que deixar para um futuro distante, como comida defumada, mas este não foi o caso, como vocês verão nos próximos posts.

Para quem gosta de culinária, este livro é imprescindível, seja para namorar as receitas, seja para fazê-las de fato. O texto é gostoso, leve, e as receitas… as receitas, precisamos provar pra ver! E eu provei, um bacon fresco/defumado que darei a receita ao longo da semana, dividido em alguns posts, conforme os passos da receita. 

Charcuterie
The Craft of  Salting, Smoking and Curing
Comprei o meu na Amazon ($23,10) mas já vi à venda na Cultura (R$113,40)

Posts relacionados:

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

4 Respostas to “Charcuterie”

  1. Andre kramer Says:

    Bom dia…..
    Gostaria de obter maiores informaçãoes sobre o livro…..
    Grato pela atenção
    andre

  2. jose roberto Says:

    se tiver mande uma receita de salaminho caseiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: