Armazém S.A. entrevista: Márcio Berti

Márcio Berti e sua familia são proprietários da FUNDESP – Fundição Especializada Industrial Ltda. –  e há alguns anos eles também se dedicam a fabricação de panelas de ferro. Tive a oportunidade de vistitar sua fábrica e dar uma olhada no processo de produção e, depois da visita, fazer a seguinte entrevista, por e-mail. 

ARMAZÉM S.A. – Você poderia explicar para nós, leigos, o processo de produção deste tipo de panela?

MARCIO BERTI – A panela é produzida em  ferro fundido a uma temperatura de 1.700 graus. Para cada panela é feito um molde de areia que receberá o ferro em forma liquida que após 30 min se solidificará dando o formato à panela.

Fundição
ARMAZÉM S.A. – Quais as vantagens da panela de ferro? 

MARCIO BERTI – A panela de ferro sem esmalte interno tem a propriedade de passar o ferro para o alimento na hora do preparo. O ferro fundido é um excelente condutor de calor, distribui o mesmo por toda a panela de forma uniforme, acelera o preparo do prato e mantém o alimento já pronto por mais tempo aquecido.

La Santé
ARMAZÉM S.A. – O fato dela ser esmaltada por dentro altera a passagem de ferro para os alimentos? 

MARCIO BERTI – A panela esmaltada internamente isola o ferro, evitando o contato do mesmo com o alimento. 

ARMAZÉM S.A. – Qual a diferença entre as panelas da La Grande Maison para suas concorrentes importadas e nacionais. 

MARCIO BERTI – A La Grande Maison é a pioneira e única fabrica no Brasil de panelas de ferro esmaltadas. Quanto à forma de produção e matéria prima empregada na produção é tudo muito parecido. Em relação ao preço, nossos produtos são em média 40% mais barato que os dos concorrentes importados de primeira linha. Saliento que já existe no mercado uma marca fabricada na China (mais barata) que deixa a desejar quanto à sua durabilidade e testes feitos por nós comprovaram isso, tanto que o distribuidor concede apenas 60 dias de garantia aos produtos. 

Frigideira com cabo de ferro
ARMAZÉM S.A. – Quais os cuidados que devemos tomar com as panelas de ferro? 

MARCIO BERTI –  Se a panela for esmaltada internamente, não se deve utilizar utensílios com ponta e cabo metálicos para evitar que se arranhe o esmalte, bem como nunca aquecer a panela sem ter algo em seu interior.

ARMAZÉM S.A. – Já vi algumas panelas de ferro começarem a enferrujar. Isto é um problema? Como evitar?

MARCIO BERTI – Todas as panelas de ferro fundido não esmaltadas internamente recebem uma pintura com tinta orgânica. É normal que apareça, com o tempo de uso, pontos de ferrugem na panela e se isso ocorrer, basta untar internamente com óleo de cozinhar após a sua lavagem.

ARMAZÉM S.A. – Sal e tomate podem reagir com o ferro? 

MARCIO BERTI – Já fiz esse teste em casa e não percebi nada de diferente.

ARMAZÉM S.A. – Já vi comentários que é possível criar uma película antiaderente em panelas de ferro não esmaltadas, como a linha La Santé, passando óleo na superfície de ferro e levando ao forno, isso é mesmo possível? Como deve ser feito?

MARCIO BERTI – Desconheço.

ARMAZÉM S.A. – Onde podemos comprar as panelas da La Grande Maison?

MARCIO BERTI – Através do sites www.lagrandemaison.com.brwww.paneladochef.com.br você obtêm os endereços de onde encontrar os produtos.

ARMAZÉM S.A. – Sei que você também gosta de cozinhar, em que ocasiões você usa as panelas da La Grande Maison? Algum prato especial que faz utilizando elas? Qual dos modelos é o seu favorito?

MARCIO BERTI – Tenho por costume cozinhar sempre em panela grande, muito maior que o necessário e de preferência com cabo (panela) para facilitar a pega. Todos os pratos preparados em uma panela de ferro esmaltada dão bons resultados.  Essas panelas, alem de agilizar no preparo do prato, dificilmente deixam grudar o alimento em seu interior, não ficam dançando sobre o fogão ao se mexer no alimento, facilitam na hora de lavar e a variedade de cores dá para fazer combinações com os outros matérias que compõem a mesa. Outra grande vantagem que eu vejo é o de não ter que ficar levando a panela ao fogão para uma “esquentadinha”,  perdendo dessa forma outra coisa muito gostosa durante uma refeição… a conversa com os presentes. 

ARMAZÉM S.A. – E a Confraria Cozinha da Terra, como surgiu e como tem sido as reuniões? 

MARCIO BERTI – A confraria surgiu de um bate papo durante uma aula do meu projeto Chefs Especiais com duas Chefs de Cozinha e professoras. Uma vez ao mês nos reunimos e junto com os 4 convidados de cada um, preparamos 3 pratos típicos de determinado país: entrada, prato principal e sobremesa, tudo acompanhado de bons vinhos.

Anúncios

Tags: , , , , ,

4 Respostas to “Armazém S.A. entrevista: Márcio Berti”

  1. Tati Says:

    Olá

    Legal essa dica das panelas, não conhecia essa marca e vou procurar.
    Desculpe demorar com a resposta do macarrão, mas ai vai. P massa tradicional as quantidades são 500g de farinha, 240g de ovos ligeiramente batidos e 1 colh sopa de azeite.
    P grano duro as quantidades são 300 g de farinha de trigo, 200g de sêmola de grano duro, 240g de ovos ligeiramente batidos, 40ml de água fria, 1 colh sopa de azeite.
    Bom, p fazer o processe é sempre o mesmo, e depois é só passar no cilindro. se vc tiver dificuldade em achar farinha de grano duro aqui na Santa Luzia sempre tem.

    Abraço

  2. Armazém S.A. Says:

    Pois é, essas panelas são muito bacanas, se você quiser comprar, me avisa que te dou mais umas dicas.
    Minha próxima receita de massa vou fazer com as suas medidas, vou tentar usar farinha normal ou do tipo 00, que é bem fininha e eu gosto bastante – e também compro no Santa Luzia.

  3. lucia helena caminada Says:

    por favor gostaria de saber onde eu posso comprar as panelas la grande maison

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: