Ovos caipiras

Comprei 30 ovos caipiras no mercadão. É ovo pra burro, mais do que eu compraria normalmente, mas como não tenho ido até lá com tanta frequencia e as oportunidades de encontrar ovos caipiras (de verdade) são poucas, comprei assim mesmo. 

Quando os vi, tive vontade de fazer uma bela massa caseira, e esta foi minha primeira empreitada. Usei uma receita simples do livro Cook with Jamie, do Jamie Oliver. A receita pede 600g de farinha de trigo do tipo 00 e 6 ovos inteiros ou 12 gemas. Usei uma farinha normal mesmo e optei por usar apenas gemas – nas experiências anteriores, quando fiz só com gema, a massa ficou mais saborosa. 

A gema desses ovos eram bem, bem laranjas, e menores do que as normais. Fiz meia receita e 6 gemas não deu liga na massa, foi muito pouco. Quebrei mais duas e nada. Outras duas e quando vi que ia continuar dando em nada comecei a colocar os ovos inteiros. Finalmente deu liga, ficou elástica (mais ou menos)  e eu coloquei a massa para descansar na geladeira.  Na hora de passar no cilindro, para deixá-la mais fina, não sei o que aconteceu (ok, talvez eu saiba). Sempre que eu afinava a espessura, as bordas da massa abriam, e não consegui deixá-la fina o suficiente. Tentei várias vezes até que uma hora as bordas estavam tão desintegradas que desisti. Foi uma pena, por que a massa também estava laranja, aposto que o gosto estaria diferente, melhor. Ainda sobraram alguns ovos, acho que vou tentar fazer massa de novo e assim que der certo, posto a receita passo a passo. 

Também utilizei os ovos, umas duas ou três vezes, para fazer ovos mexidos, seguindo uma receita do Gordon Ramsay. Para mim, são os ovos perfeitos, talvez o meu café da manhã preferido. A receita, segue no vídeo abaixo. 

Com os ovos que sobraram, pretendo fazer mais uma receita de massa (que dará certo!!!) e ovo frito, com a gema mole, para colocar em cima de um arroz com feijão, bife e farinha. Simples e delicioso. 

Da próxima vez que tiver acesso a ovos caipiras, não deixarei de comprá-los, só não sei se vou comprar 30 de novo.

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “Ovos caipiras”

  1. Tati Says:

    Acho que essas receitas de macarrão são muito “genéricas”, tudo depende do tipo de farinha, tamanho do ovo, até a temperatura do ovo. Fiz 2 cursos e a receita manda pesar os ovos, assim não tem erro.
    Se quiser te passo.

  2. armazemsa Says:

    Eu quero… você se lembra qual era a proporção? Quantas partes de ovo para cada parte de farinha de trigo?

Deixe um comentário

