Mercadão

Passei uma fase de mal do mercadão, o mercado municipal aqui de São Paulo, na Cantareira. Há alguns anos, ia duas ou três vezes por mês, mas o movimento aumentou tanto que isto se tornou inviável. Fiquei chateado, ressentido. Peguei birra, falei mal dele para os outros. Me desfiz dele dizendo que era supervalorizado, que nem era tão bom como os outros diziam. Se lia uma notícia sobre ele, virava a cara. Outro dia, precisei de uma fava de baunilha. Minha mãe comprou para mim.

Demos um tempo e, agora, fizemos as pazes. Percebi que o mercado continua ótimo, o problema eram os horários que eu o frequentava. Fui em um dia durante a semana e não havia filas nas lanchonetes. Voltei a achar os comerciantes simpáticos, oferecendo-me o que eu olhava com apetite: experimentei um dente de alho inteiro (em conserva, dinamarquês), azeitonas, linguiça com e sem pimenta, queijos e frutas.

O lanche foi médio. Frequentemente como no Hocca, sempre um pastel de tomate seco com mussarela de búfala e outro lanche ou pastel que escolho aleatoriamente. O lanche aleatório desta vez foi o bolinho de bacalhau. Estava perfeito, com a casquinha super crocante e o interior quase cremoso, o que para um recheio de bacalhau é fora do normal, nota 10. Já o pastel estava nota 2, com um tomate seco de péssima qualidade, suculento. Tomate seco não deve ser suculento, deve ser seco ou curtido em um bom azeite e bem temperado. 

Fiquei de mal do Hocca. 

Ainda assim é maravilhoso andar pelos corredores do mercadão, vendo os peixes frescos e os diferentes cortes de carne bovina e suína, experimentando quitutes, cheirando os temperos expostos, conversando com os comerciantes e vendo produtos que normalmente não se vê por aí. No fim das contas, a única coisa que comprei foi ovos caipiras, 30 deles, a R$12,50.

Ainda não sei o que farei com eles, mas manterei vocês atualizados.

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Mercadão”

  1. Tati Says:

    Oi

    Eu não vou no Mercadão no fim de semana nem que me paguem :o) A não ser que já tenha destino e encomenda pronta. Aquilo lá realmente se tornou infernal durante o fim de semana.
    Concordo com vc sobre o Hocca, acho que as coisas de lá não são tão boas, mas como tudo aqui em SP o que vale mais é a propaganda, apareceu na TV significa que é maravilhoso.

    Abraço

  2. Zenaide Martins Says:

    Oi,
    Só vou ao Mercadão por causa do Hocca. Uma casa centenária, por várias vezes destaque no The New York Times, é notícia no mundo todo e imitada pelos concorrentes não pode ser qualificada “apenas como fama”. Me delicio com os lanches e quitutes do Hocca, o lugar é mágico, o atendimento nota 10 e a fila muito divertida, soube que já saiu até casamento.
    Abraços

Deixe um comentário

