Hum, hamburguer!

Faço hamburguer caseiro há muito tempo. Tudo começou por que sempre que fazia em casa eu utilizava aqueles prontos da Sadia, detestáveis e fininhos demais. 

Acho que hoje até devem ter boas opções para se comprar congelado, como os das marcas Bassi Wessel. Nunca os comprei mas parece ser bom, só não vejo mais motivos se é tão fácil fazer e o preço sai bem mais em conta. 

Acho que a minha receita veio se aprimorando com o tempo, até o último que fiz, uns 3 dias atrás. Na verdade, ela veio se simplificando e acho que assim está melhor. Para dar liga ja coloquei ovo, migalha de pão, pão humidecido e até farinha de trigo, mas percebi que tudo isso só tira o sabor da carne. Também associo as vezes que coloquei estes ingredientes com uma quantidade maior de água que o hamburguer soltou. Hoje percebi que não preciso colocar nada, que a liga se dá ao amassar a carne com os outros ingredientes. 

Gosto de hamburguers grandes e grossos, com cebola cortada em quadradinhos na massa dele, para grelhar com a carne e você poder sentir que ela esta lá. Sempre uso o pão da Casa Victoriana.

Os outros ingredientes que coloco variam mas geralmente são queijo derretido, alface, tomate e maionese caseira, que dá um trabalho e tanto mas vale a pena. Desta última vez não fiz a maionese e para compensar fiz cebolas grelhadas que ficaram uma delícia, conforme receita do blog PW.

Em relação a carne, gosto de fazer com patinho mas já fiz com contra-filé, picanha, alcatra e outras. O de contra-filé fiz uma vez e ficou dos melhores, outras duas não ficou bom. O de picanha eu errei no equilíbrio carne/gordura, poderia ter ficado melhor.

Segue a receita do último que fiz e que ela continue se aprimorando. 

Hamburguer Caseiro

Lista de compras para 10 hamburguers:

  • 1 kilo de carne
  • 2 cebolas cortadas em quadradinhos pequenos
  • Alho amassado (coloquei vários dentes, se brincar, foi uma cabeça de alho inteira)
  • Sal e pimenta do reino (moída na hora ou melhor não usar)
  • Uma chacoalhada de Worcestershire Sauce
  • E o que mais você quiser, como queijo, tomate, alface, maionese, etc. 

Como fiz:

Misturei a cebola, o alho, o sal, a pimenta e o molho worcesterhire à carne até a mistura começar a se soltar da bacia, ficando mais homogênea. Fiz uma pequena bolinha com isso e fritei para experimentar. Ficou bom. 

Fiz bolas com a carne que, achatadas, ficaram um pouco maior do que a minha palma, com mais do que 1cm de altura. Você pode fazer o seu hamburguer do tamanho que quiser. Desse meu jeito deram 1o e eles ficaram bem tostados por fora e ao ponto por dentro. Também faço alguns mais finos para quem gosta dele bem passado. 

Coloquei o hamburguer na frigideira bem quente com um pouco de azeite e deixei por lá. Isso deve ser feito com a maioria das carnes. Não mexa nela até que pegue uma boa cor. Marrom, meio dourado, é sempre bom, mas nunca, nuca deixe ficar preto. Preto é ruim, tem gosto de queimado.

Virei o hamburguer, coloquei duas fatias de queijo prato cortadas por cima e tampei a frigideira. O tempo de dourar do outro lado foi o tempo do queijo derreter. 

Importante: depois de prontos, deixei os hamburguers descansando em um lugar quente. 

Enquanto eles descansavam, fiz duas cebolas roxas grelhadas. Temperei com sal, pimenta do reino (isso mesmo, moída na hora ou melhor não usar) e duas colheres de açúcar mascavo. 

Considerações finais:

Coloquei a parte de baixo do pão na frigideira que fiz os hamburguers e montei o sanduíche. Servi com batata frita e ketchup Heinz da embalagem de vidro. Muito, muito bom!

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: